terça-feira, 6 de outubro de 2015

Número de idosos quase triplicará no Brasil até 2050, afirma OMS

Conforme novo relatório da organização, porcentagem de pessoas com idade acima dos 60 anos no país cresce acima da média mundial.

Número de idosos quase triplicará no Brasil até 2050, afirma OMS Mateus bruxel/Agencia RBSEm uma época de crise econômica, dúvidas sobre o futuro político do país e insegurança frente ao que está por vir, uma coisa é certa: o Brasil está envelhecendo — e mais rápido do que se imagina. É o que diz um estudo divulgado nesta quarta-feira, véspera do Dia Internacional do Idoso, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conforme o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará no Brasil.

Por aqui, a porcentagem atual, de 12,5% de idosos, deve alcançar os 30% até a metade do século. Ou seja, logo logo seremos considerados uma nação envelhecida — conforme a OMS, essa classificação é dada aos países com mais de 14% da população constituída de idosos, como são, atualmente, França, Inglaterra e Canadá, por exemplo.

------ Pensando nos nossos queridos “jovens idosos de 60”, que serão nossos idosos de 70, 80, 90 e 100 anos de amanhã, me comprometi em mudar esse conceito, e proponho para nós, jovens adultos de hoje uma reflexão para com as nossas atitudes frente ao envelhecimento.

Amanda Hernandez - Fonoaudióloga
Membro e idealizadora do projeto FonoCampinas.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário