terça-feira, 10 de novembro de 2015

O que é Acompanhante Terapêutico?


Acompanhante Terapêutico

ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO
ATENDIMENTO EXTRACONSULTÓRIO

É UMA ESTRATÉGIA INOVADORA QUE PROPÕE A ATUAÇÃO DO TERAPEUTA NO AMBIENTE DO CLIENTE (RESIDÊNCIA, TRABALHO, ESCOLAS E OUTROS LOCAIS). 

É UMA MODALIDADE DE ATENDIMENTO QUE NÃO SE RESTRINGE AO CONSULTÓRIO TRADICIONAL.

O Acompanhamento Terapêutico é um trabalho clínico que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem como uma melhora na organização subjetiva do paciente, por meio da ampliação da circulação e da apropriação de espaços públicos e privados.

O AT é indicado para aqueles que se encontram em uma situação de sofrimento psíquico intenso, por vezes em condição de isolamento e com grandes dificuldades para conduzir sua vida e seus projetos. É um recurso utilizado tanto em estados de crise aguda, como em períodos crônicos de angústia e estagnação.

O trabalho clínico se desenvolve através de encontros cujo campo de ação é o cotidiano dos sujeitos acompanhados e um fazer em comum, por meio do qual o paciente pode encontrar uma maneira de conduzir sua vida de forma mais autônoma.

Os atendimentos podem acontecer em casa e/ou em outros espaços da cidade como cinemas, lanchonetes, shoppings, teatros, escolas etc.

Pessoas com transtornos mentais, deficiência mental ou física, dependentes químicos, crianças e adolescentes com dificuldades no processo de escolarização e idosos no enfrentamento de questões decorrentes do envelhecimento, são exemplos de casos em que há indicação para o trabalho do AT.

Para solicitar o trabalho de acompanhamento terapêutico, entre em contato com o Grupo InterCare.