sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Papel do Fonoaudiólogo na Amamentação



O Fonoaudiólogo é o profissional que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como no aperfeiçoamento dos padrões de fala.
Para que haja um bom desenvolvimento e equilíbrio da musculatura oral e consequentemente bom padrão articulatório, é necessária a estimulação desde o nascimento, através do ato de amamentar.
A amamentação no seio beneficia a criança não só em relação ao aspecto nutritivo propiciando o desenvolvimento físico e neuropsicomotor, mas também estimula o padrão nasal de respiração, estimula os músculos que participam da fala e das funções da alimentação (sucção, mastigação e deglutição). Proporciona também o início da comunicação e afetividade entre mãe e filho (Teles e Nascimento, 2003).
A sucção através do aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento osteomuscular e para o equilíbrio das arcadas dentárias e língua.
Observa-se que o bebê nasce com retração mandibular e o espaço oral é pequeno. A sucção através da amamentação irá desenvolver os músculos da face e gerar um crescimento harmonioso de todas as estruturas orais. As estruturas envolvidas no ato de sugar serão as mesmas estruturas utilizadas para falar e mastigar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário